CARACTERIZAÇÃO DA CAIXA DE RECOMPENSAS

A caixa de recompensas, conhecida como loot box, é um item que o usuário, ao consumir, terá a chance de ganhar algum objeto do jogo dentro de uma lista pré-estabelecida (TAKAHARA, 2020, p. 25). Alguns jogos criam tiers para diferenciar um conjunto de itens que tem alta taxa de ser gerado e outros tiers com uma baixa chance de serem gerados (TAKAHARA, 2020, p. 25). Mas nem todos os jogos eletrônicos informam essa probabilidade, deixando o usuário às cegas.

Em síntese, para ser caracterizado como uma caixa de recompensas, é necessário a presença de probabilidade, então o usuário não sabe o que vai ganhar, apenas tem a certeza de que vai ganhar algo, seja um item que possui um custo menor ou maior do que a caixa de recompensas. Contudo, um estudo publicado no jornal acadêmico Computers in Human Behavior, realizado por Zendle, David Isaac, Cairns e Paul Antony (2020), apontou que existe uma grande variedade de caixas de recompensas com diversas particularidades, no estudo foi detalhado que há sete características relevantes das caixas de recompensas.

A primeira característica é se a caixa de recompensas é gratuita ou paga (Zendle et al, 2020). Os usuários, em alguns jogos, ganham a caixa de recompensas por ter concluído um objetivo dentro do jogo. Vale ressaltar que nessa diferença, não estamos tratando apenas a forma de receber a caixa de recompensas, mas aqui está compreendido o ato de abri-la, se é preciso pagar, como por exemplo comprar uma chave, ou não. Há jogos que adotam os dois tipos de caixa de recompensas, a gratuita e a paga.

A segunda característica das caixas de recompensas é a capacidade de ganhar dinheiro real pelo item gerado (Zendle et al, 2020). Em suma, as caixas de recompensas não dão a possibilidade de ganhar dinheiro diretamente. Por outro lado, há jogos eletrônicos em que os itens não estão vinculados à conta, o que possibilita a venda do item via leilão online pelo launcher, que por sua vez, torna possível o ganho direto de dinheiro. Mas a maioria das caixas de recompensas não apresenta tal característica, quase sempre os itens ganhos ficam vinculados à conta do usuário, forçando este a vender a conta com todos os itens se quiser ganhar dinheiro.

A terceira característica trata sobre caixas de recompensas que geram apenas itens funcionais, ou seja, itens que oferecem vantagens ao usuário. Entretanto, há caixas que os itens possíveis de ganhar são apenas cosméticos,  ainda existindo caixas de recompensas que contemplam a chance de ganhar um item desses dois tipos.

A quarta característica diz respeito ao tipo de moeda para adquirir a caixa de recompensas, que pode ser em dinheiro ou uma moeda do próprio jogo. Essa moeda pode ser comprada com dinheiro ou ganho pelos usuários dentro do jogo. A maioria dos jogos adota uma moeda própria que terá de ser adquirida por dinheiro para efetuar as microtransações, aqui compreendidas como compra de caixa de recompensa. Há jogos que se utilizam de duas moedas, uma que o usuário ganha dentro do jogo, que pode adquirir alguns itens utilizando-se esta moeda gratuita e outra moeda que o usuário terá que adquirir para comprar itens premium e caixas de recompensas.

A quinta característica trata sobre a mecânica de abertura da caixa de recompensas, se ela é direta ou precisa de uma chave para abrir. Geralmente, os jogos que empregam essa mecânica distribuem caixas de recompensas aos usuários que tenham concluído algum objetivo, mas para que o usuário consiga abri-la, ele precisará comprar uma chave.

A sexta característica trata sobre como é exibido visualmente o processo de abertura da caixa de recompensas, há caixas que mostram o item no momento da abertura, mas tem outras caixas que mostram os quase acidentes. Geralmente os recursos visuais se assemelham bastante como um caça níqueis e roleta de prêmios. Essa característica implica que a abertura da caixa exiba os itens, muitas vezes, raros que o usuário poderia ter ganho, mas que por muito pouco não conseguiu, causando no usuário a vontade de tentar “só mais uma vez”.

A sétima característica trata sobre a presença de itens exclusivos nas caixas de recompensas. Os itens exclusivos podem ser tanto ornamentais quanto funcionais, a exclusividade está no item, que só pode ser ganho na caixa de recompensas. Vale ressaltar que há caixas de recompensas com itens que podem ser obtidas de outras maneiras no jogo.

Vale evidenciar que existem caixas de recompensas que têm a presença de todas, algumas ou apenas uma característica tratada pelo estudo. Essas características demonstradas pelo estudo tem, como objetivo, entender quais as caixas de recompensas são mais prejudiciais ao usuário sob a ótica da psicologia, além de ajudar os órgãos reguladores a definir uma regulamentação das caixas de recompensas.

Explicado os tipos de caixas de recompensas, o próximo capítulo buscará compreender se as caixas de recompensas, sob a perspectiva psicológica, se assemelham com o jogo de azar. Ao mesmo tempo, irá ser abordado como os desenvolvedores estão abusando do estímulo psicológico para induzir a compra.

Comentários